Como chegar ao Instituto de Física

A UERJ é de fácil acesso por carro. Vindo pela Praça da Bandeira siga pela Radial Oeste, logo após avistar o Estádio do Maracanã já se vê o campus: um grande conjunto de prédios que constituem o pavilhão principal da UERJ.Vire à esquerda no sinal imediatamente antes do campus. Seguindo em frente, pouco depois do cruzamento à direita fica a entrada do estacionamento de visitantes (Entrada no Portão 3). Infelizmente, durante o período letivo, esperas de 30 a 40 minutos para estacionar são bastante freqüentes.

Um dos meios mais convenientes de se chegar a UERJ é o metrô. A estação Maracanã da linha 2 do metrô é conectada por uma passarela à entrada dos fundos da UERJ (fechada somente nos pontos facultativos e finais de semana).

Muitos ônibus servem à UERJ. De Copacabana há excelentes opções através das linhas 456 e 457, além da 455.

Para os visitantes de fora do Rio de Janeiro:

do Aeroporto Santos Dumont: O trajeto é relativamente curto, cerca de 8km. Táxi: evite os táxis especiais. O táxi comum deve pegar a Presidente Vargas e a Radial Oeste ao avistar o Maracanã, pegar a pista da esquerda e cruzar a avenida imediatamente após o estádio. A primeira entrada (estacionamento de visitantes) é a mais conveniente. Preço aproximado R$15. Ônibus: logo ao sair do aeroporto à direita na avenida uma possibilidade é o 455 Meier. Embora esta linha faça uma pequena excursão na Tijuca acaba passado em frente a UERJ.

da Rodoviária: O trajeto é curto, cerca de 5 km. Táxi: evite os táxis especiais. O táxi comum sai diretamente dos fundos da rodoviária (setor de chegada). Peça para colocar o taxímetro. Caso queira cobrar fixo, insista que a UERJ fica no bairro do Maracanã e não em Vila Isabel. A corrida fica em torno de R$10.

do Aeroporto Internacional: O trajeto é relativamente longo, cerca de 18km e não há opção de transporte público. O preço do táxi comum é algo em torno de R$ 18 dependendo do trânsito na Linha Vermelha.

Uma vez na UERJ, como chegar à Pós Graduação do Instituto de Física:

O Instituto de Física ocupa quase todo o 3o andar do Pavilhão João Lira Filho da UERJ. As salas da Pós-Graduação ficam no Bloco F. Ao sair de um dos elevadores chega-se a um saguão onde há indicações de onde ficam situados os blocos A a E. Subindo pela rampa, o Bloco F fica um nível acima, perpendicular aos demais blocos. A secretaria da Pós Graduação encontra-se à direita no final do corredor.