Histórico da Pós-Graduação

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destina-se à formação de pessoal qualificado para as atividades de pesquisa em nível de mestrado e doutorado e para o exercício do magistério superior.

Um Breve Histórico da Pós-Graduação

O Programa começou a funcionar com o reconhecimento da Capes, em nível de Mestrado, em março de 1997. Em todas as avaliações da Capes, o Programa recebeu o conceito 4 (quatro).

O curso de Doutorado foi recomendado pela Capes em 2002, com conceito 4 (quatro), e começou a funcionar em março de 2003.

O Programa de Pós-Graduação em Física conta com um corpo docente altamente qualificado, todos em regime de tempo integral com dedicação exclusiva. Atualmente, cerca de 60% do corpo docente do Programa possuem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.

O curso de Pós-Graduação em Física da UERJ orienta dissertações e teses nas seguintes áreas: Física Experimental de Altas Energias, Física da Matéria Condensada, Teoria de Campos, Cosmologia e Gravitação, Física Nuclear.

O curso conta com o apoio da Capes, do CNPq e da Faperj.