Ciclo de Colóquios do PPGF

09/05/2019 @ 14:30 –

Holografia EMD para o plasma de quarks e glúons

Data / Hora
09/05/2019
14:30

Localização
Sala de seminários João Salim Miguel – 3144 – bloco F – 3º andar.
Rio de Janeiro, RJ


O plasma de quarks e glúons (QGP, na sigla em inglês para “quark-gluon plasma”) é um novo estado da matéria da QCD produzido desde meados dos anos 2000 em colisões de íons pesados no RHIC e no LHC, e que permeou também o universo primordial entre 10^-8 e 10^-5 segundos após o Big Bang. Este é o fluído menor, mais quente, mais denso, mais vórtico e menos viscoso já produzido na natureza! Em particular, a sua formação em colisões de íons pesados compraz uma série de etapas que envolvem também física de acoplamento forte e evolução a tempo real, o que é notoriamente difícil de se tratar de forma sistemática.

Neste colóquio, discutirei o raciocínio geral envolvido na aplicação da dualidade holográfica calibre/gravidade a sistemas fortemente acoplados. Em particular, mostrarei como a construção de um modelo gravitacional do tipo Einstein-Maxwell-Dilaton (EMD) em um espaço-tempo curvo com 5 dimensões é capaz de prever corretamente o comportamento de uma série de observáveis físicos do QGP produzido em colisões ultrarrelativísticas de íons pesados, além de fornecer uma previsão bem definida para a localização do conjecturado ponto crítico da QCD.

Discutirei também algumas limitações intrínsecas da dualidade holográfica, além de perspectivas futuras de aplicações, tanto no contexto do QGP produzido em colisores hadrônicos de altas energias, quanto no contexto da física no interior de estrelas de neutrons.