Exame de Ingresso

Ingresso no Programa de Pós-graduação em Física da Uerj

Os candidatos interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Física da Uerj devem participar do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO), o qual é um exame escrito aplicado em conjunto por cinco instituições do Estado do Rio de Janeiro. Após o exame escrito, há uma avaliação presencial realizada pela Comissão de Ingresso do PPG. Clique aqui para acessar o portal do UNIPOSRIO.

Inscrições abertas para ingresso em 2018-2

A inscrição para o processo de admissão requer dois estágios. O primeiro passo é a inscrição no UNIPOSRIO, que pode ser feita aqui.

O segundo passo, restrito a candidatos que atingiram a nota de corte no exame escrito, é a inscrição para a avaliação presencial do Programa da Pós-Graduação em Física do IF-Uerj. A nota de corte será divulgada pelo Comitê de avaliação da Uerj após o exame escrito.

Candidatos ao Doutorado que tiverem sido aprovados em exame de ingresso para o PPGF-Uerj nos dois anos anteriores ao presente exame poderão solicitar que suas notas anteriores nesses exames sejam utilizadas no processo seletivo, desde que estejam concluindo o Mestrado em Física na Uerj ao longo do primeiro semestre acadêmico de 2018 e no prazo regulamentar de 24 meses.