O Programa

Objetivo

O programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem como objetivo principal a formação de pessoal qualificado, nos níveis de mestrado e doutorado acadêmicos, para realizar atividades de pesquisa, teórica e experimental, e para o exercício do magistério superior. Para atingir este objetivo, o Programa oferece cursos, minicursos e seminários e conta com pesquisadores de alto nível em regime de dedicação exclusiva, a maioria deles com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Histórico

O Programa começou a funcionar com o reconhecimento da CAPES, em nível de Mestrado, em 24 de março de 1997. O projeto de Doutorado foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ em outubro de 2000.

O Curso de Doutorado começou a funcionar em 1 de março de 2003. A partir daí, o Programa passou a receber alunos de forma regular tanto para o Mestrado como para o Doutorado. A maioria dos alunos que concluem o Mestrado em nosso Programa, preferem prosseguir no nosso curso de Doutorado também.

Nosso Programa tem conceito 05 (cinco) na avaliação das pós-graduações efetuada quadri-anualmente pela CAPES.

As possibilidades de temas para as Dissertações e Tese são os mais variados, com concentração nas seguintes áreas: Cosmologia e Gravitação, Física Experimental de Altas Energias, Física Matemática e Computacional, Física Hadrônica e Nuclear, Física da Matéria Condensada (experimental e teórica) e Teoria Quântica de Campos.

O curso conta com o apoio (com bolsas e financiamentos) da CAPES, do CNPq e da FAPERJ.